quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como devo orar pelos missionários? - Parte I


           Devemos orar para que portas sejam abertas para os missionários. Mas O que são essas portas abertas? Deixemos Paulo nos orienta nessa resposta:

“Perseverai na oração, velando nela com ações de graças, orando ao mesmo tempo também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso [...]” – Colossenses 4:2,3

O que são portas abertas? São boas oportunidades segundo o olhar de Deus para pregarmos o evangelho. Digo segundo o olhar de Deus, porque nem sempre o que pensamos que dará livre curso à pregação do evangelho é o que Deus pensar. Os planos humanos não são garantia de que os missionários terão acessos às nações. Portas abertas que dizer que os corações das pessoas estejam atentos e receptivos à verdade de Deus.
Há várias dificuldades à realização da obra. Porém, apenas duas fontes de onde elas podem surgir: Satanás e... Deus! Quero começar explicando porque disse que Deus pode pôr obstáculos aos pregadores:
1. Nem todo plano de evangelização por mais bem intencionado que seja necessariamente é o plano escolhido por Deus. Por duas vezes, Paulo com sua equipe experimentou isso:

E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu – Atos 16:6,7.  

Portas abertas quer dizer também ter discernimento para entender a vontade de Deus para a obra que realizamos.
2.  Permitir dificuldades aos pregadores cria o ambiente certo para que eles desenvolvam o caráter que honra a Deus e que é necessário ao campo missionário onde Deus quer que eles estejam. É Paulo que novamente nos ensina o agir de Deus:

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado – Romanos 5:3-5.

Ter “Portas abertas” gera oportunidade para o crescimento do obreiro cristão.
Quando falamos em oposição à Obra de Deus, é claro que estamos quase que automaticamente nos referindo a Satanás. Paulo sobre isso declara:

pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, as duas, e Satanás nos impediu - 1Ts 2:18.

É o inimigo de nossas almas que:
1.       Deseja nos pôr à prova para nos derrubar.
Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos - Lc 22:31-32 (ARC).

2.       Rouba a mensagem semeada no coração.

e ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. [...] A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o Maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho – Mt 13:4,19.

3.       Cega o entendimento.

nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus – 2 Co 4:4

Veja por que é importante que oremos para que porta sejam abertas para os missionários. Não é que nossas palavras sozinhas tenham poder, mas por que então devemos orar? John Piper responde-nos:

E é ainda mais impressionante saber que, para o cumprimento de seus planos, ele ordena que lhe peçamos para realizá-los. [...] Deus ama abençoar o seu povo. E ama ainda quando seus feitos são resposta de oração. [...] Nada poderia exaltá-lo mais que o desmoronamento da autoconfiança resultante do clamor fervoroso por socorro. [...] A oração é a tradução de milhares de palavras diferentes de uma única frase: “Pois sem mim vocês nada podem fazer coisa alguma” (João 15:5) (PIPER, John. Irmãos, nós não somos profissionais. São Paulo: Shedd Publicações, 2009. p. 69,71).

Você quer reservar um tempo para orar agora? Lembre-se de perseverar na oração é um compromisso de dedicação! Apresente a nosso Deus os seguintes pedidos por missões:

·             Que Deus abra portas de ministérios, abençoando parcerias e amizade.
·   Que os missionários sejam dirigidos pelo Espírito Santo e reconheçam oportunidades dadas por Deus.
·             Que Deus lidere seu povo a transpor as barreiras dos corações, preparando-os para receber Sua Palavra.

Adaptado e ampliado de Como Orar pelos Missionários.
Folheto de divulgação da Associação Linguística Evangélica Missionária. www.missaoalem.org.br.

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...